A Oramix e a Arexdata reuniram CISOs e especialistas de segurança em dois almoços executivos, nos dias 15 e 16 de abril, para debater um tema cada vez mais crítico: a governação e a proteção dos dados nas organizações. Sob o mote “Dados sob controlo: auditar, classificar e proteger”, os almoços foram uma oportunidade para trocar experiências e explorar soluções que ajudam a garantir o controlo e a segurança da informação num cenário cada vez mais complexo.
Carlos Caldeira, Cybersecurity Area Manager da Oramix, destacou a importância de garantir a disponibilidade, integridade e segurança dos dados, reforçando a confiabilidade da informação como base essencial para a tomada de decisões estratégicas. Na sua intervenção, enfatizou a necessidade de uma abordagem integrada à segurança da informação, capaz de responder às exigências regulatórias e aos riscos emergentes.
“A crescente complexidade tecnológica, o aumento da migração para ambientes cloud e a utilização de ferramentas de IA por atacantes aumentam significativamente a superfície de ataque e os riscos para a segurança da informação. Neste cenário, a governação de dados eficaz — incluindo a sua classificação, monitorização, proteção e uso responsável — é essencial para garantir a conformidade com regulamentos internacionais, preservar a confiança dos clientes e mitigar riscos operacionais e reputacionais”, afirma Carlos Caldeira. “A adoção de normas como ISO 27001, em conjunto com requisitos legais como os da NIS2 e do DORA, exige uma abordagem proativa e contínua à segurança e resiliência digital.”, acrescenta o responsável de cibersegurança da Oramix.
Por parte da Arexdata, Pablo Teijeira, International Director, e José Antonio Martínez, Pre-sales Director, apresentaram as principais vantagens da adoção de uma solução de Data Security Posture Management (DSPM), demonstrando a plataforma desenvolvida pela empresa.
Esta solução assegura uma gestão eficaz da postura de segurança dos dados, com funcionalidades que permitem descobrir, classificar e proteger informação sensível de forma automatizada. Com capacidades avançadas de encriptação e controlo de acessos, a plataforma da Arexdata oferece visibilidade clara sobre o uso e a gestão dos dados empresariais. Adicionalmente, contribui para a mitigação de riscos, incluindo ameaças potenciadas por inteligência artificial, e facilita a conformidade com normas como a NIS2 e a ISO27001.
Num contexto em que o volume de dados armazenados cresce exponencialmente, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer abordagens inovadoras que promovem uma governação eficaz e uma segurança robusta da informação. Se também procura uma solução de governo e segurança de dados, agende uma reunião.


