Oramix garante integridade do sistema ERP da Aviludo com implementação de solução Oracle

calendar 16 Nov 2022 compass Histórias de sucesso

Fundada em 1984, a Aviludo é uma empresa portuguesa especializada na produção, comércio e distribuição de produtos alimentares – tanto frescos e secos, como congelados, ultracongelados e refrigerados.

A empresa tem atualmente mais de 1 000 colaboradores, distribuídos por 6 filiais e 3 centros de produção. Especialistas em food service distribution, os seus maiores clientes são hotéis e restaurantes nacionais.


Desafio: atualizar o software de ERP sem comprometer o negócio

Sendo a Aviludo um dos maiores retalhistas do mercado de produtos alimentares para o setor da hotelaria e restauração, é essencial que as ferramentas que utiliza para gerir os processos de negócio sejam eficientes.

A empresa utiliza o ERP SAGE X3, em modo continuo 24×7, baseado em tecnologia de base de dados Oracle, para fornecer diariamente informações a mais de 15 000 clientes e cerca de 200 utilizadores.

O ERP é crítico para a Aviludo. Ao longo do tempo torna-se necessária a atualização para versões mais recentes, bem como adaptações funcionais e novos desenvolvimentos que ajustam a plataforma às necessidades geradas pelo mercado.

No entanto, este processo não pode em momento algum comprometer o normal funcionamento do negócio. A janela de oportunidade para mudanças é muito curta, e tem de ter lugar fora das épocas turísticas de pico.

Neste cenário, era fundamental a Oramix encontrar uma solução que permitisse a atualização ágil da solução de ERP, com a criação de ambientes de desenvolvimento e teste suficientemente versáteis e com tempos de resposta reduzidos.


Solução implementada pela equipa da Oramix

O ERP estava instalado on-prem nos servidores da Aviludo, num sistema Oracle ODA. Dada a criticidade do acesso à informação, a Oramix optou por criar ambientes de teste e desenvolvimento em Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e por implementar a solução de Disaster Recovery na mesma tecnologia.

Ao permitir um ciclo de desenvolvimento e implementação muito ágil, a solução cloud da Oracle possibilitou a rápida mobilização de recursos, encurtando o tempo de entrega do projeto.


Principais Benefícios

A utilização de Oracle Cloud Infrastructure trouxe à Aviludo vários benefícios. As equipas internas colaboram agora de modo mais eficiente e a adoção de novas versões do ERP é mais célere, sem tempos de paragem para o negócio.

A agilidade empresarial saiu reforçada e é agora mais simples construir novas integrações e desenvolver novas funcionalidades para implementação no local. A forma como o projeto está construído permite que cada nova implementação seja testada atempadamente, sobre uma infraestrutura remota, antecipando muitos dos desafios técnicos associados às implementações no local.

A solução encontrada possibilita o desenvolvimento remoto, permitindo que a equipa alocada ao projeto trabalhasse a partir de qualquer lugar, mantendo o acesso à mesma versão do ERP, com uma fonte de código única para novos desenvolvimentos. Este ponto foi fundamental para garantir o tempo de entrega do projeto, desenvolvido durante o período de pandemia, com restrições nas deslocações e na colaboração presencial.

“A utilização do hardware e software Oracle no projeto de migração do ERP da Aviludo – tanto na Cloud Oracle, como on-prem – permitiu-nos ganhar agilidade, sem comprometer as atividades do dia-a-dia. Contar com o conhecimento técnico da equipa da Oramix foi uma mais-valia num projeto com esta complexidade”, afirma Duarte Ferreira, Diretor de Sistemas de Informação da Aviludo.

A migração do ambiente de Disaster Recovery da Aviludo para a OCI, permitiu reforçar a segurança dos dados, estando a informação devidamente protegida, poupando custos e evitando a criação de uma solução on-prem.


Tecnologia usada no projeto
  • Infraestrutura Oracle Cloud,
  • Base de dados Oracle,
  • Oracle Cloud Database,
  • Oracle Cloud Data Management.